Comunicações Científicas do dia 13/04

3ª Sessão – Dia 13/04 (sexta-feira) – 14h00 as 16h00

 

AUDITÓRIO 1- CICLO BÁSICO I

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Aparecida Rodrigues S. Duarte
O PAPEL DOS ESPECIALISTAS NA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA ARITMÉTICA PARA ENSINAR (1946-1996)
André Francisco de Almeida
UNIFESP
O ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA PARANAENSE: relações entre o prescrito e o ensinado no ensino primário
Reginaldo Rodrigues da Costa
Wagner Alexandre do Amaral
PUC-PR/SEEDPR
SABATINAS MENSAIS DO ALUNO EDIVAL MENDES COSTA E O PROGRAMA DO ENSINO PRIMÁRIO DO MATO GROSSO DE 1962: uma análise histórica
Francisco de Oliveira Filho
UNICID-SP
Denise Medina de Almeida França
ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO MARANHÃO, 1905
 Marylucia Cavalcante Silva
Maria de Fátima Duarte Martins
UFPEL
OMAR CATUNDA: alguns discursos publicados em jornais sobre os exames e provas dos alunos da Bahia
Eliene Barbosa Lima
UEFS
UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DAS MEDIDAS GEOMÉTRICAS NA ESCOLA PRIMÁRIA PAULISTA, 1890-1950
Deoclecia de Andrade Trindade
UNIFESP
Maria Cecília Bueno Fisher
OS EXAMES ESCOLARES NA TRAJETÓRIA LEGISLATIVA DO ENSINO PRIMÁRIO NO PARANÁ (1900-1960)
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
PUC-PR
PROPOSTA CURRICULAR PARA RORAIMA (1975): a álgebra nos Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries
Adjairon da Silva Coelho
José Ivanildo de Lima
UFRR/UERR
PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UMA ARITMÉTICA PROFISSIONAL
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
UNIV. DE GUARULHOS

AUDITÓRIO 2 – CICLO BÁSICO I

Eliene Barbosa Lima
OS TRABALHOS MANUAIS E OS SABERES GEOMÉTRICOS: um estudo de dois manuais escolanovistas
Claudia Regina Boen Frizzarini
Maria Célia Leme da Silva
UNIFESP
OS SABERES GEOMÉTRICOS E SUAS DIFERENTES PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE (1915-1928)
Alexsandra Camara
PUC-PR
Os saberes para ensinar e saberes a ensinar aritmética no concurso de professores do curso primário das Escolas de Aprendizes Artífices
Cleber Schaefer Barbaresco
David Antonio da Costa
UFSC
Edilene Simões Costa
TRAJETÓRIA DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA FORMADORA DE FORMADORES: primeiros estudos
Danilene Donin Berticelli
Barbara Winiarski Diesel Novaes
UFPR/UFTPR
OLAVO FREIRE DA SILVA: pistas, rastros e sinais da formação de um professor
Márcio Oliveira D’Esquivel
UNIFESP
A MATEMÁTICA COMO SABER A ENSINAR E PARA ENSINAR NAS REESTRUTURAÇÕES ENSINO PROFISSIONAL DE FLORIANÓPOLIS (1909-1965)
Jeremias Stein Rodriguês
IFSC
Maria Célia Leme da Silva
CIRCULAÇÃO INTRACOLETIVA: Grupo de pesquisa de História da Educação matemática no Brasil (GHEMAT)
Yohana Taise Hoffmann
David Antonio da Costa
UFSC
A Didática da Matemática – IREM – e a Formação da Educadora Maria Laura: período de 1972 a 1974
Pedro Carlos Pereira
UFRRJ
A GEOMETRIA MODERNA A ENSINAR E PARA ENSINAR: cadernos de professores e alunos do primário – 1960 e 1970
Regis Veríssimo Lamas de Oliveira
UFJF

4ª Sessão – Dia 13/04 (sexta-feira) – 16h30 as 18h30

 

AUDITÓRIO 1- CICLO BÁSICO I

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
REVISTA EDUCAÇÃO E REVISTA DO ENSINO: apropriações da proposta Centros de Interesse e a presença do ensino de matemática
 Juliana Chiarini Balbino Fernandes
UNIFESP
A PRESENÇA (OU NÃO) DO MÉTODO INTUITIVO  NO MANUAL ELEMENTOS DE ARITHMETICA (1918)
Ana Paula Nascimento Pegado Couto
Lucas Antonio Mendes de Lima
Miguel Chaquiam
UEPA
DOS PROGRAMAS ÀS SABATINAS E DAS SABATINAS AOS PROGRAMAS: formação matemática dos professores primários não normalistas no Paraná
Iara da Silva França
Antonio Flavio Claras
SEED-PR
Iara França
O ENSINO DA MATEMÁTICA MINISTRADO NO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR IMPLANTADO NO MUNICÍPIO DE AIQUARA-BA
Zenildo Santos
Claudinei de Camargo Sant’ana
UESB
AVALIANDO O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA REGIÃO DE BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA/MT
Josélia de Souza Soares Ferreira
Laura Isabel Marque Vasconcelos de Almeida
UNIV. DE CUIABÁ

AUDITÓRIO 2 – CICLO BÁSICO I

Barbara Winiarski Diesel Novaes
ÁLGEBRA NO CURSO PRIMÁRIO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1880
Ana Maria Basei
UNIFESP
A COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL (CBAI) E O ENSINO INDUSTRIAL EM FLORIANÓPOLIS
Oscar Silva Neto
David Antonio da Costa
UFSC
Mercedes Bêtta Q. de C. Pereira dos Santos
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO NORMAL DO GINÁSIO DE JEQUIÉ-BA (1954 – 1966): notas preliminares
Marly Gonçalves da Silva
Janice Cassia Lando
UESB
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA HINTERLÂNDIA RIOBRANQUENSE: a pedagogia tradicional como tirocínio da profissão docente
José Ivanildo de Lima
UFRR