Comunicações Científicas do dia 11/04

1ª Sessão – Dia 11/04 (quarta-feira) – 14h00 as 16h00

 

Auditório 1 – Ciclo Básico 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Elenice de Souza Lodron Zuin
UMA PROVA DE MATEMÁTICA EM ARACAJU EM 1894: uma análise na história cultural
Relicler Pardim Gouveia
Edilene Simões Costa
Luiz Carlos Pais
(UFMS)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS PROVAS (São Paulo, 1990)
Andréia Fernandes de Souza
UNIFESP
SOUVENIR DE INFÂNCIA: PROVAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESPÍRITO SANTO
Circe Mary Silva da Silva
UFPEL
Antonio Flavio Claras
TEOR E CONFIGURAÇÕES DE UMA PROVA DE 2ª SÉRIE DO DISTRITO FEDERAL/RJ
Mônica Menezes de Souza
Carmyra Oliveira Batista
Edilene Simões Costa
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho
UFMS/SEEDF
AULAS E PROVAS DE ARITMÉTICA: registros em um caderno de normalista do Distrito Federal, 1962
Bruna Lima Ramos Giusti
UNIFESP
A PROVA NA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL: algumas considerações
Luiz Henrique Ferraz Pereira
UPF-RS
Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
VESTÍGIOS DE UMA ARITMÉTICA A ENSINAR NA ESCOLA PRIMÁRIA DA BAHIA: que indicativos podem ser percebidos em duas provas escolares de 1924?
Cézar Jesus da Rocha
Rosângelo Jesus da Rocha
UFES
OS EXAMES DE PROVIMENTO PARA PROFESSORES:  o método intuitivo no exame de normalistas do Mato Grosso no início do século XX
Leandro de Oliveira
Edilene Simões da Costa Santos
UFMS
PROBLEMAS ARITMÉTICOS E SUAS RESOLUÇÕES ALGÉBRICAS: um breve estudo em manuais pedagógicos, 1890-1940 
Ivone Lemos da Rocha
UNIFESP

Auditório 2 – Ciclo Básico 1

Antonio Maurício Medeiros Alves
VESTÍGIOS DE UMA ARITMÉTICA NAS PROVAS DO CURSO DE ADAPTAÇÃO: Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Espírito Santo, 1934 
Renata Cristina Araújo Gomes
Rosiane Morais dos Santos Feitosa
UFES
CONCURSO PARA PROFESSOR PRIMÁRIO EM SERGIPE: indícios de saberes matemáticos a ensinar (1952)
Jefferson dos Santos Ferreira
UNIFESP
OS EXAMES DE ADMISSÃO PARA PROFESSORES LEIGOS DA ESCOLA PRIMÁRIA EM CUIABÁ – (1968)
Mariana Gomes de Oliveira
Laura Isabel Marques V. de Almeida
UNIV. DE CUIABÁ
David Antonio da Costa
PROVAS DE MATEMÁTICA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DE AQUIDAUANA/MS: possíveis vestígios da Matemática Moderna nos conteúdos de Geometria
Luana Kathelena Ribeiro Brandão
Andressa Cesana
UFES
OS EXAMES DE ADMISSÃO DA DÉCADA DE 1931 A 1971
Marta Maria Gama
Laura Isabel Marques V. de Almeida
UNIV. DE CUIABÁ
O ENSINO DE ARITMÉTICA NOS EXAMES DE ADMISSÃO (1931 – 1971): Sua aplicação no Ensino Público e Privado em Alagoas
Miriam Correia da Silva
Edlene Cavalcanti Santos
Mercedes Carvalho
UFAL
Francisco de Oliveira Filho
MEDIDAS DECIMAIS NOS EXAMES DE ADMISSÃO DO COLÉGIO DA CAPITAL DE SÃO PAULO: uma análise das provas aplicadas durante a vigência da Reforma Francisco Campos
Elenice de Souza Lodron Zuin
PUC-MG
CONSTRUÇÃO DE UM INVENTÁRIO DOS SABERES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NOS EXAMES DE ADMISSÃO NO GYMNASIO PELOTENSE: pontos das provas de aritmética, desenho, geometria na década de 1920
Mélany Silva dos Santos
Diogo Franco Rios
UFPEL
O ENSINO DA ÁLGEBRA: investigando provas escolares da década de 1930 de uma Escola Normal do Espírito Santo
Hairley Figueira Mesquita
Géssica Gonçalves Martins
UFES

2ª Sessão – Dia 11/04 (quarta-feira) – 16h30 as 18h30

 

Auditório 1 – Ciclo Básico 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

 

Maria Cristina Araújo de Oliveira
ESCOLA NORMAL DE MACEIÓ: entre legislação, a formação de professores para o ensino primário, o programa da escola e as provas de matemática
 Edlene Cavalcanti Santos
Mercedes Carvalho
Siloane Pimentel
UFAL
MULTIPLICAÇÃO PARA ENSINAR em manuais pedagógicos (1880-1920)
Viviane Barros Maciel
UNIFESP
A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE VASSOURAS LIDA A PARTIR DE PROVAS DE ALUNOS: 1950-1969
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador
UNIAN

Janice Cassia Lando

 

UM EXAME DE MATEMÁTICA: vestígios do ensino aquidauanense da década de 1960
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite
Edilene Simões Costa dos Santos
UFMS
PROVAS E EXAMES DE ADMISSÃO NO ESTADO DO PARANÁ 1961: orientações oficiais versus a apropriação pela Escola
Mariliza Simonete Portela
Antonio Flavio Claras
UNESPAR
Lucia Maria Aversa Villela
Em tempos de exames de admissão: saberes escolares, representações e práticas docentes
Késia Caroline Ramires Neves
Paulo Henrique Rodrigues Ribeiro
UFMS
NÚMERO COMO UM SABER ESCOLAR – articulações entre um saber a ensinar e saberes para ensinar
Maria Célia Leme da Silva
UNIFESP

Auditório 2 – Ciclo Básico 1

Reginaldo Rodrigues da Costa
O TRIPOS DE MATEMÁTICA DE 1842: o percurso da preparação de Arthur Cayley para a realização desse exame
Kleyton Vinicyus Godoy
UNESP
AFRO AMARAL FONTOURA: Um expert para a formação de professores?
Denise Medina França
Jonathan Machado Domingues
UERJ
MARIA MONTESSORI E O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: primeiros resultados
Alan Marcos Silva de Rezende
UNIFESP
Danilene Donin Berticelli
A GEOMETRIA NO PROGRAMA MINEIRO DA DÉCADA DE 1940: referências escolanovistas
Adriele Cristine Domingos Rodrigues
Maria Cristina Araújo de Oliveira
UFJF
PROGRAMAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO, FORMA, TAMANHO E DESENHO DA 2ª INFÂNCIA DA ESCOLA MODELO DE APLICAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO (1905)
Nádia Regina Barcelos Martins
Marylucia Cavalcante Silva
UFPEL
A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930)
Francisca Janice dos Santos Fortaleza
Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha
UFPA/IFPA
Mariliza Simonetti Portela
MODELOS PEDAGÓGICOS INTERNACIONAIS SOBRE O ENSINO DOS SABERES GEOMÉTRICOS: os relatórios de Luiz dos Reis
Gabriel Luís da Conceição
UNIFESP
ENTENDIMENTOS SOBRE SABERES GEOMÉTRICOS EM PESQUISAS BRASILEIRAS: as dissertações (2011-2015)
Joana Kelly Souza dos Santos
Ivanete Batista dos Santos
UFS